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A utilização de metodologias ágeis no processo de gestão

A utilização das metodologias ágeis, como a OKR, no processo de gestão e alguns benefícios em relação aos modelos de gestão tradicionais

Não é de hoje que vemos empresas que surgem no mercado tendo um crescimento exponencial num período relativamente curto de tempo, por adotarem novas ferramentas de gestão. Essas metodologias ágeis que, cada vez mais fazem parte da gestão estratégica das empresas, respondem rapidamente a fatores externos e permitem, ao mesmo tempo, realizar a manutenção das decisões que nas metodologias tradicionais são rígidas e com períodos mais longos. Vamos conhecer algumas das mais conhecidas delas? 


SCRUM

O SCRUM é um framework  que surgiu devido a necessidade de agilidade no processo de desenvolvimento de softwares. Porém a versatilidade desse framework também permite com que ele seja usado para desenvolvimento e gestão de projetos ou na criação e modificação de produtos, pode também ser utilizada para realizar determinado serviço ou  alcançar certo resultado.

Este framework permite à organização gerenciar de forma prática seus projetos, sejam de ampliação de espaço, abertura em novos mercados e até desenvolvimento ou melhoria de produtos ou serviços já existentes. Funciona bem tanto para projetos curtos e pouco complexos, como também para grandes projetos com alta complexidade, isso devido ao fato da cadência de reuniões diárias para alinhamento de ideias e estratégias como também para evitar falhas e erros que atrasam o projeto.

O SCRUM se baseia no princípio de equipes multidisciplinares que são formadas por pessoas de diferentes times ou setores para a resolução de um problema, por tanto, diversifica o conhecimento trazendo assim uma maior base para a tomada de decisões durante o processo.


LEAN

O Lean é uma metodologia que visa por meio da análise do fluxo de valor, melhorar a experiência tanto do cliente quanto a melhoria no processo produtivo.

Por meio do mapeamento de processos, que define as etapas e o passo a passo de cada atividade que acontece e também suas entradas e saídas, é possível identificar atividades que não geram valor ou apenas burocratizam o processo.

Com isso o Lean proporciona uma melhoria de Foco nas atividades que realmente geram valor, além de proporcionar um melhor uso dos recursos produtivos, sejam eles matéria prima ou a própria mão-de-obra.

Um dos pilares do Lean é a melhoria contínua, por tanto, todos os processos estão sujeitos a avaliação e possíveis sugestões de melhoria, justamente para que o fluxo de trabalho se desenvolva da melhor maneira possível.


OKR (Objective Key-Results)

O OKR (Objective Key Results) é uma metodologia ágil para gestão de metas que funciona a partir da definição de Objetivos para áreas, setores ou times da empresa. Esses objetivos devem servir a um Propósito maior, e os esforços para alcança-lo devem convergir.

A partir dos Objetivos que cada um dos Times definem, são gerados Resultados Chaves (Key Results), que demonstram visivelmente o andamento das atividades e o quão perto está de se concluir o Objetivo.

São realizadas reuniões semanais, com o objetivo de  acompanhar as atividades que os times estão praticando Nessa reunião todos os líderes  devem estar presentes, o que gera transparência, pois todos da empresa sabem o que está sendo realizado em cada um dos setores e o processo de comunicação acaba fluindo melhor  o que é um dos fatores para que as empresas alavanquem seus resultados.

A metodologia também  promove o engajamento de colaboradores em suas atividades, focados em um objetivo principal  visando sempre o alinhamento estratégico, para que todos remem para o mesmo lado.


Essas são as três principais novas ferramentas mais utilizadas pelo mercado. E aí, se identificou com alguma? Envie uma mensagem pra gente, caso tenha alguma dúvida. É só clicar aqui http://bit.ly/idest-gestao.

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