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OKR e CFR: ferramentas poderosas para a execução da estratégia da empresa
OKR e CFR implementadas em conjunto, garantem o sucesso da execução dos OKRs, juntos garantem transparência, performance, colaboração, engajamento e valorização do time
Ter um planejamento estratégico é importante, mas só faz sentido se ele tiver o máximo de envolvimento dos colaboradores ele direciona o time para que tenha foco no que realmente importa, e quais são os principais resultados que a empresa precisa que o seu time tenha foco e faça acontecer. Mas como posso fazer isso? Indico a Metodologia do OKR (Objetive, Key Results) que é uma ferramenta colaborativa de definição de metas usada por equipes e indivíduos para definir metas ambiciosas e desafiadoras com resultados mensuráveis. Os OKRs são como você acompanha o progresso. Quer saber mais sobre o OKR? Acesse o link: http://bit.ly/2S8OUvh.
Mas existe um pulo do gato para que você tenha sucesso na implantação do OKR, são os chamados CFR, como dizia John Doerr “os CFR é o irmão do OKR. CFR significa, conversas, feedback e reconhecimento. Mas qual a diferença de OKR e CFR? O OKR (Objetivos e Resultados Chaves), os objetivos são o que você deseja que sua equipe realize. Os resultados chaves descrevem como você fará isso. Os objetivos são significativos e orientado para a ação. Os Resultados chaves são específicos e mensuráveis. Os CFRs, por outro lado, são resultados de OKRs públicos e transparentes e proporcionam um vocabulário maior. Os CFRs devem estar acontecendo durante o ciclo OKR. A conversa deve ser pessoalmente ou por videoconferência, não por whatsapp ou por telefone, e deve incluir definição de metas, reflexão, progresso contínuo e atualizações. O feedback deve ser específico e construtivo - uma oportunidade para os colaboradores dizerem a seus gestores ou até parceiros de trabalho: o que você precisa de mim para ser bem sucedido? E agora deixe-me dizer o que eu preciso de você.
Aqui seguem algumas perguntas para você incluir nas conversas:
- Como estão indo seus OKRs?
- Quais recursos críticos você precisa ter para ser bem sucedido?
- Existe algum bloqueador que possa impedi-lo de atingir seus objetivos?
- Os OKRs precisam ser ajustados - ou adicionados, ou eliminados – é necessário fazer mudança de prioridades?
Algumas ideias para perguntar no final de um ciclo OKR deve incluir:
- Se cumprimos nosso objetivo, o que contribuiu para o nosso sucesso?
- Se não conseguimos, que obstáculos encontramos?
- A meta foi mais difícil ou mais fácil de alcançar do que você imaginou quando você construiu?
- Se reescrevêssemos o objetivo e ou resultados chaves, que mudanças você iria sugerir?
- O que aprendemos que pode alterar nossa abordagem para os OKRs do próximo ciclo?
Dicas para o feedback:
- De preferência que seja um feedfoward, com foco no futuro, na solução, sugestões de melhorias.
- Seja específico e construtivo
- Seja colaborativo, busque ajuda do time caso seja necessário e contribua com sugestões para a equipe.
E como posso promover o Reconhecimento? O reconhecimento é frequentemente o mais subestimado componente dos CFRs e o menos compreendido na sigla. O reconhecimento é importante porque a apreciação é um desejo do ser humano fundamental e você pode estabelecer uma cultura de reconhecimento baseada em desempenho e de forma horizontal.
Dicas para o reconhecimento:
- O reconhecimento em CFRs pode ser ponto a ponto, o que ajuda aqueles que normalmente não são notados pelos líderes a demonstrarem a sua importância e contribuição.
- Pode ser tão simples quanto um “obrigado” ou “Parabéns”.
- Pontue o que você está reconhecendo para que exista clareza para o colaborador.
- Reconhecer as pessoas por ações e resultados, conclusão de um projeto importante, uma ação que gerou um resultado significativo.
- Mas também reconheça pequenas contribuições, como por exemplo o cumprimento de um prazo importante.
- Compartilhe histórias de reconhecimento, boletins ou blogs podem fornecer a narrativa por trás da realização, dando mais significado ao reconhecimento.
- Tornar o reconhecimento frequente, isso estabelece uma cultura de gratidão, que aumenta o engajamento dos colaboradores
- Vincule o reconhecimento ao propósito da empresa, metas e resultados chaves, fazer com que o colaborador seja reconhecido pela sua entrega na estratégia da empresa, o mesmo se sentirá valorizado e irá aumentar o sentimento de pertencimento.
Gostou das dicas? Agora basta aplicá-las para ver o resultado, em poucos dias, na prática. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente: http://bit.ly/idest-gestao