Conteúdo / Blog

OKR e CFR: ferramentas poderosas para a execução da estratégia da empresa

OKR e CFR implementadas em conjunto, garantem o sucesso da execução dos OKRs, juntos garantem transparência, performance, colaboração, engajamento e valorização do time

Ter um planejamento estratégico é importante, mas só faz sentido se ele tiver o máximo de envolvimento dos colaboradores ele direciona o time para que tenha foco no que realmente importa, e quais são os principais resultados que a empresa precisa que o seu time tenha foco e faça acontecer. Mas como posso fazer isso? Indico a Metodologia do OKR (Objetive, Key Results) que  é uma ferramenta colaborativa de definição de metas usada por equipes e indivíduos para definir metas ambiciosas e desafiadoras com resultados mensuráveis. Os OKRs são como você acompanha o progresso. Quer saber mais sobre o OKR? Acesse o link: http://bit.ly/2S8OUvh. 

Mas existe um pulo do gato para que você tenha sucesso na implantação do OKR, são os chamados CFR, como dizia John Doerr “os CFR é o irmão do OKR. CFR significa, conversas, feedback e reconhecimento. Mas qual a diferença de OKR e CFR? O OKR (Objetivos e Resultados Chaves), os objetivos são o que você deseja que sua equipe realize. Os resultados chaves descrevem como você fará isso. Os objetivos são significativos e orientado para a ação. Os Resultados chaves são específicos e mensuráveis. Os CFRs, por outro lado, são resultados de OKRs públicos e transparentes e proporcionam um vocabulário maior. Os CFRs devem estar acontecendo durante o ciclo OKR. A conversa deve ser pessoalmente ou por videoconferência, não por whatsapp ou por telefone, e deve incluir definição de metas, reflexão, progresso contínuo e atualizações. O feedback deve ser específico e construtivo - uma oportunidade para os colaboradores dizerem a seus gestores ou até parceiros de trabalho: o que você precisa de mim para ser bem sucedido? E agora deixe-me dizer o que eu preciso de você.


Aqui seguem algumas perguntas para você incluir nas conversas:

- Como estão indo seus OKRs?

- Quais recursos críticos você precisa ter para ser bem sucedido?

- Existe algum bloqueador que possa impedi-lo de atingir seus objetivos?

- Os OKRs precisam ser ajustados - ou adicionados, ou eliminados – é necessário fazer mudança de prioridades?

Algumas ideias para perguntar no final de um ciclo OKR deve incluir:

- Se cumprimos nosso objetivo, o que contribuiu para o nosso sucesso?

- Se não conseguimos, que obstáculos encontramos?

- A meta foi mais difícil ou mais fácil de alcançar do que você imaginou quando você construiu?

- Se reescrevêssemos o objetivo e ou resultados chaves, que mudanças você iria sugerir?

- O que aprendemos que pode alterar nossa abordagem para os OKRs do próximo ciclo?


Dicas para o feedback:

- De preferência que seja um feedfoward, com foco no futuro, na solução, sugestões de melhorias.

- Seja específico e construtivo

- Seja colaborativo, busque ajuda do time caso seja necessário e contribua com sugestões para a equipe.

E como posso promover o Reconhecimento? O reconhecimento é frequentemente o mais subestimado componente dos CFRs e o menos compreendido na sigla. O reconhecimento é importante porque a apreciação é um desejo do ser humano fundamental e você pode estabelecer uma cultura de reconhecimento baseada em desempenho e de forma horizontal.


Dicas para o reconhecimento:

- O reconhecimento em CFRs pode ser ponto a ponto, o que ajuda aqueles que normalmente não são notados pelos líderes a demonstrarem a sua importância e contribuição.

- Pode ser tão simples quanto um “obrigado” ou “Parabéns”.

- Pontue o que você está reconhecendo para que exista clareza para o colaborador.

- Reconhecer as pessoas por ações e resultados, conclusão de um projeto importante, uma ação que gerou um resultado significativo.

- Mas também reconheça pequenas contribuições, como por exemplo o cumprimento de um prazo importante.

- Compartilhe histórias de reconhecimento, boletins ou blogs podem fornecer a narrativa por trás da realização, dando mais significado ao reconhecimento.

- Tornar o reconhecimento frequente, isso estabelece uma cultura de gratidão, que aumenta o engajamento dos colaboradores

- Vincule o reconhecimento ao propósito da empresa, metas e resultados chaves, fazer com que o colaborador seja reconhecido pela sua entrega na estratégia da empresa, o mesmo se sentirá valorizado e irá aumentar o sentimento de pertencimento. 


Gostou das dicas? Agora basta aplicá-las para ver o resultado, em poucos dias, na prática. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente: http://bit.ly/idest-gestao

Contato
  • (44) 3305-7771
  • (44) 99908-6805
  • contato@idestgestao.com.br
Localização

Av . Cerro Azul, 510
Sobreloja
Maringá/PR
CEP: 87010 000

Atendimento

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Social