Conteúdo / Blog

OKR é simples e ágil, mas exige técnica

 A implantação necessita de responsabilidade e conhecimento da metodologia

OKR é simples é agil, mas exige técnica

 A implantação necessita de responsabilidade e conhecimento da metodologia


 

Devido ao surgimento de muitas dúvidas em relação a eficácia do OKR (Objetivo e Resultados Chaves), resolvemos esclarecer alguns pontos de extrema importância.

Quando se faz uma busca pela internet sobre o framework, facilmente você visualiza o OKR como tudo que a sua empresa precisa. Realmente, ele é tudo que uma empresa precisa, se a intenção é ser mais ágil, melhorar o foco, engajamento, alinhamento e fazer um planejamento baseado em resultados para aumentar a performance.

Porém o que não se encontra na internet é como fazer tudo isso acontecer. Normalmente o que está disponível é a definição do que é OKR, como se define, benefícios, vantagens e como escrever um bom OKR.

Mas só saber como construir objetivos e seus resultados chaves, não é o suficiente para gerar todos os benefícios propostos pelo OKR.

Outro erro que percebemos bastante, é a empresa já trabalhar com um sistema de gestão de metas, mas querer fazer a migração do seu modelo atual para o OKR, porém continua trabalhando no seu modelo e só passa a chama-lo de OKR.

Exemplo, possui uma lista de KPIs, projetos, tarefas e as vezes até com medição, revisão das métricas, com ciclos longos e apenas muda o título do modelo de gestão para OKR, ou seja, quer uma versão diferente do modelo de gestão de metas como OKR, mas não quer mudar a forma como trabalha, ou faz uma pequena alteração para acreditar que são autênticos OKRs.  

Neste caso a  mudança de Mindset não ocorre e consequentemente todos os benefícios que o OKR proporciona também deixam de existir.

Primeiro passo, seria ter clareza nas respostas de algumas perguntas, o Porquê de adotar o OKR? Quais são as mudanças culturais que teremos que ter na empresa? A alta gestão está de acordo, para “vender” a ideia para os gestores?

O que parece ser muito simples, sempre possui uma certa complexidade. O sucesso da implantação do OKR é entender o que está por trás e como deve ocorrer a construção dos OKRs e como conquistar o envolvimento dos colaboradores nesse processo.

Percebemos que alguns profissionais que hoje atuam com implantação, tiveram a experiência de participar de processos de OKR em empresas em que trabalharam, mas não se envolveram em  todo o movimento por trás da  construção, principalmente não participando na construção dos OKRs junto aos colaboradores. Sendo assim,  a implantação se torna fria, sem clareza, sem alinhamento com o propósito da organização e não utilizando algumas técnicas fundamentais para mudança de mindset,   impactando diretamente no engajamento dos colaboradores.

Aqui vão algumas dicas:

·         Tenha clareza no propósito da sua empresa

·         Fortaleça o propósito entre os colaboradores

·         Alinhe os objetivos estratégicos da empresa com o propósito

·         Não construa os OKRs de forma isolada, compartilhe, discuta com áreas interdependentes

·         Resultados Chaves não são tarefas

·         Menos é mais, mantenha o foco, não construa muitos OKRs

·         Foque em resultados, não é um controle de tarefas entregáveis

·         Proporcione cultura de experimentação, inovação e autonomia em sua empresa

·         Transforme os problemas em resultados que deseja alcançar como solução

·         Lembre-se OKR é método ágil, trabalhe com ciclos curtos, normalmente trimestral.

Um consultor especialista em OKR, que possui vivência, técnica e sabe o que está por trás de uma implantação do OKR deve assegurar todos os benefícios que realmente podem ser gerados.

 Portanto, para não “queimar a largada” se você está pensando em buscar auxílio de um especialista, analise como ele irá garantir os benefícios que o OKR proporciona durante as fases de implantação ou se você optar por fazer a implantação analise e reflita se realmente possui conhecimento e preparo para realizar

Entenda que nem tudo que  parece simples, realmente é simples na prática.

Mais informações sobre consultoria em implantação de OKR, treinamentos e mentoria fale conosco.

  

Contato
  • (44) 3305-7771
  • (44) 99908-6805
  • contato@idestgestao.com.br
Localização

Av . Cerro Azul, 510
Sobreloja
Maringá/PR
CEP: 87010 000

Atendimento

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Social