Conteúdo / Blog
OKR é simples e ágil, mas exige técnica
A implantação necessita de responsabilidade e conhecimento da metodologia
OKR é simples é agil, mas exige técnica
A implantação necessita de responsabilidade e conhecimento da metodologia
Devido ao surgimento de muitas dúvidas em relação a eficácia do OKR (Objetivo e Resultados Chaves), resolvemos esclarecer alguns pontos de extrema importância.
Quando se faz uma busca pela internet sobre o framework, facilmente você visualiza o OKR como tudo que a sua empresa precisa. Realmente, ele é tudo que uma empresa precisa, se a intenção é ser mais ágil, melhorar o foco, engajamento, alinhamento e fazer um planejamento baseado em resultados para aumentar a performance.
Porém o que não se encontra na internet é como fazer tudo isso acontecer. Normalmente o que está disponível é a definição do que é OKR, como se define, benefícios, vantagens e como escrever um bom OKR.
Mas só saber como construir objetivos e seus resultados chaves, não é o suficiente para gerar todos os benefícios propostos pelo OKR.
Outro erro que percebemos bastante, é a empresa já trabalhar com um sistema de gestão de metas, mas querer fazer a migração do seu modelo atual para o OKR, porém continua trabalhando no seu modelo e só passa a chama-lo de OKR.
Exemplo, possui uma lista de KPIs, projetos, tarefas e as vezes até com medição, revisão das métricas, com ciclos longos e apenas muda o título do modelo de gestão para OKR, ou seja, quer uma versão diferente do modelo de gestão de metas como OKR, mas não quer mudar a forma como trabalha, ou faz uma pequena alteração para acreditar que são autênticos OKRs.
Neste caso a mudança de Mindset não ocorre e consequentemente todos os benefícios que o OKR proporciona também deixam de existir.
Primeiro passo, seria ter clareza nas respostas de algumas perguntas, o Porquê de adotar o OKR? Quais são as mudanças culturais que teremos que ter na empresa? A alta gestão está de acordo, para “vender” a ideia para os gestores?
O que parece ser muito simples, sempre possui uma certa complexidade. O sucesso da implantação do OKR é entender o que está por trás e como deve ocorrer a construção dos OKRs e como conquistar o envolvimento dos colaboradores nesse processo.
Percebemos que alguns profissionais que hoje atuam com implantação, tiveram a experiência de participar de processos de OKR em empresas em que trabalharam, mas não se envolveram em todo o movimento por trás da construção, principalmente não participando na construção dos OKRs junto aos colaboradores. Sendo assim, a implantação se torna fria, sem clareza, sem alinhamento com o propósito da organização e não utilizando algumas técnicas fundamentais para mudança de mindset, impactando diretamente no engajamento dos colaboradores.
Aqui vão algumas dicas:
· Tenha clareza no propósito da sua empresa
· Fortaleça o propósito entre os colaboradores
· Alinhe os objetivos estratégicos da empresa com o propósito
· Não construa os OKRs de forma isolada, compartilhe, discuta com áreas interdependentes
· Resultados Chaves não são tarefas
· Menos é mais, mantenha o foco, não construa muitos OKRs
· Foque em resultados, não é um controle de tarefas entregáveis
· Proporcione cultura de experimentação, inovação e autonomia em sua empresa
· Transforme os problemas em resultados que deseja alcançar como solução
· Lembre-se OKR é método ágil, trabalhe com ciclos curtos, normalmente trimestral.
Um consultor especialista em OKR, que possui vivência, técnica e sabe o que está por trás de uma implantação do OKR deve assegurar todos os benefícios que realmente podem ser gerados.
Portanto, para não “queimar a largada” se você está pensando em buscar auxílio de um especialista, analise como ele irá garantir os benefícios que o OKR proporciona durante as fases de implantação ou se você optar por fazer a implantação analise e reflita se realmente possui conhecimento e preparo para realizar
Entenda que nem tudo que parece simples, realmente é simples na prática.
Mais informações sobre consultoria em implantação de OKR, treinamentos e mentoria fale conosco.