Conteúdo / Blog

Transformando empresas e pessoas através do propósito

Empresas com propósito definido e alinhado com os colaboradores, aumentam significativamente o nível de pertencimento, engajamento, além de melhorar a comunicação, tornando as pessoas mais produtivas

Você possui um propósito para a sua vida? O que te faz acordar, sair da cama e se envolver em várias atividades, planejar o futuro? O que te move? Qual o impacto que você quer ter na sua vida, ou/e na vida das pessoas? O que te motiva? Qual o legado que você quer deixar?

Essas respostas parecem filosóficas, mas faz total sentido para você se manter ativo, motivado e aproveitar e fazer o melhor no seu dia a dia. E, hoje, isso se torna importante não apenas para a vida pessoal, mas também na vida profissional, os profissionais buscam empresas que possuem também um propósito, pois eles querem saber o que irá motivar, nortear, o que eles irão fazer para contribuir, como podem impactar positivamente, de que forma estarão contribuindo para o propósito da empresa.

Existem empresas que possuem missão, visão e valores e acham que não precisam de mais nada e acabam não dando importância para a formação do propósito. Mas são situações completamente diferentes, missão descreve o seu negócio, visão descreve aonde você quer chegar no futuro e os valores, é o que permeia a cultura da empresa.  Já o propósito é o porquê da sua empresa, é inspiração, aspiracional, ele orienta o profissional em suas ações, é o seu norte, a essência da empresa, é a explicação que move as pessoas dentro da empresa, algo que perdure, um impacto positivo no mundo que ajuda na tomada de decisões.

O Google, por exemplo, é uma referência pelo seu propósito: “organizar as informações do mundo e torna?-las universalmente acessíveis e úteis”. É este propósito serve como uma estrela guia para as principais decisões da empresa. Outro exemplo é a Starbucks, seu propósito é “inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez.”. Se perguntar a qualquer colaborador dessas empresas qual o propósito a resposta vem de imediato, pois todos estão conectados ao propósito e engajados para fazer com que isso aconteça e não seja apenas uma frase no mural da empresa.

Empresas com propósito definido e alinhado com os colaboradores, aumentam significativamente o nível de pertencimento, engajamento, melhora a comunicação e torna as pessoas mais produtivas. A nova geração busca empresas que fazem sentido, com propósito para se alinhar junto ao seu.

Aqui vai uma dica rápida se você quer construir um propósito: o principal foco é descobrir o porquê da sua empresa. Essa técnica é rápida e permite uma reflexão para chegar ao propósito. De acordo com Bruce Gil, escritor do Whatmatters, descobrir o porquê é jogar o jogo de benefícios. Primeiro, anote o que sua empresa faz e se pergunte qual é o benefício disso. Você escreve sua resposta e depois pergunta qual é o benefício disso. Você continua esse padrão quantas vezes puder.

Aqui está um exemplo de como o jogo de benefícios seria realizado com uma concessionária de carros elétricos:

O que fazem: vendemos veículos elétricos.
Qual o benefício disso? Ajudamos as pessoas a dirigir de maneira ecológica.
Qual o benefício disso? Reduz a poluição causada pela condução.
Qual o benefício disso? Reduz a contribuição humana para as mudanças climáticas.
Qual o benefício disso? Reduz os danos à vida na Terra.
Propósito: Fornecer um método de viagem que sustente a vida.
Quer ter mais sucesso e engajamento dos seus colaboradores no planejamento estratégico? Insira o propósito nele e conecte com os objetivos da empresa, a metodologia OKR pode te ajudar nesse processo e conectar pessoas no propósito da empresa. Clique no link http://bit.ly/idest-gestao para saber mais sobre o assunto.

Contato
  • (44) 3305-7771
  • (44) 99908-6805
  • contato@idestgestao.com.br
Localização

Av . Cerro Azul, 510
Sobreloja
Maringá/PR
CEP: 87010 000

Atendimento

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Social